Uni-ball Jetstream 101

"Eu quero um Mitsubishi!". Esta frase de um anúncio, dita pelo Herman José era para um leitor/gravador de VHS mas nas canetas, também há alturas em que queremos uma Mitsubishi.

A Mitsubishi, através da sua marca Uni-ball, lançou há alguns anos a série Jetstream com tinta híbrida que rapidamente se tornou um sucesso. O seu slogan é "a escrita suave que se torna um hábito" e pretende ultrapassar os aspectos negativos de escrever com esferográfica. E é verdade que, quem as experimente normalmente continua a usá-las em detrimento de outras. Um pouco como as Pilot G2 que têm também legiões de admiradores. A Mitsubishi criou uma tinta híbrida de baixa viscosidade, muito saturada com pigmento que não exige força para escrever e deixa um traço muito definido e vibrante no papel. Apesar de ser mais líquida é de secagem rápida o que agrada a todos os utilizadores, especialmente aos canhotos e pode ser usada em documentos e em arquivo devido à sua durabilidade e resistência à passagem do tempo. A Uniball chama-lhe mesmo "super tinta".

Uma das desvantagens da série Jetstream é o preço das canetas. O preço da caneta é importante. Especialmente numa empresa, as pequenas diferenças de preço rapidamente se acumulam nas compras por atacado e fazem muita diferença. É diferente comprar 1000 canetas de 0,75 euros por mês (750€) do que comprar 1.000 canetas a 0,5 euros (500€). No primeiro caso falamos de uma despesa corrente de 9.000 euros/ano e no segundo de 6.000 euros/ano. Três mil euros ano de diferença é significativo. E assim, a Uniball criou o patinho feio desta família, a Jetstream 101, um modelo mais básico e tradicional de caneta, mas que usa igualmente tinta híbrida e que foi lançada para que existisse uma oferta de mais baixo custo face às restantes Jetstream. Estas canetas são feitas para serem usadas em todo o lado e para venda em massa.


Não é activada com botão como os restantes membros da família. Tem uma tampa, design simples e tradicional e sem grandes preocupações estéticas. Não é uma caneta feia, acaba por conseguir um aspecto algo desportivo, mas também não é uma beleza. O chamado não é carne, nem é peixe. A ideia é construir uma caneta de qualidade mas apenas para cumprir a sua função.

A caneta tem 7,6mm de diâmetro e 12,7mm de comprimento. Pesa cerca de 9 g. Tem uma janela de tinta ao longo do seu comprimento que permite saber quando está na hora de ir buscar uma nova cantea. A textura do corpo é suave, fazendo lembrar borracha mas a secção não é a coisa mais confortável do mundo. Mesmo assim, consegue ser mais confortável que a BIC. É possível abrir a ponta da para aceder à carga de tinta.

Este tipo de carga com a tinta híbrida não é fácil encontrar e portanto, apesar de se poder realmente mudar a carga podemos considerar que a intenção desta caneta é ser descartável. O que, numa caneta de plástico não é a melhor coisa do mundo, não é? A caneta tem todas as vantagens da tinta híbrida na escrita mas apesar de ser a oferta mais barata da série Jetstream continua a ser difícil encontrar justificação para a sua aquisição: no fundo uma empresa não suporta maior custo por causa do conforto de escrita e quanto a durabilidade da tinta há alternativas mais baratas.

 


 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tintas para Escrita - Introdução

Decisão da Assembleia do MFA

Discurso de Franklin D. Roosevelt de 8 de Dezembro de 1941